Livros

  • A Busca | Maria App. TOBIAS
  • A revolução das MÍDIAS SOCIAIS | André Telles
  • As Cartas de Cristo
  • O homem mais rico da Babilônia | George S. Clason
  • O monge e o executivo | James C. Hunter
  • Os quatro elementos do sucesso | Laurie Beth Jones
  • Os segredos da mente milionária | T. Harv Eker
  • Qual é a tua Obra? | Mario S. Cortella
  • Uma vida com propósito | Rick Warren

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A ferramenta de 1001 utilidades (5W2H)

De vez em quando você:
- fica inseguro ao executar um trabalho?
- não sabe direito o que fazer?
Se por acaso isto acontece com você, vou apresentar uma ferramenta simples e fácil, que pode ser usada sempre, só depende de você!


Para qualquer trabalho. Em qualquer campo de atividade.


Essa ferramenta pode dar mais segurança para você no seu trabalho do dia-a-dia!


5W+2H não é a pedra filosofal, é uma ferramenta prática e oriunda da área de qualidade.


A ferramenta é simples e fácil; basta responder 7 questões básicas: quem, o que, por que, quando, onde, como e quanto.


Essa ferramenta está apresentada no quadro abaixo.


A Ferramenta
(Who?) QUEM?
(What?) O QUE?
(Why?) POR QUE?
(When?) QUANDO?
(Where?) ONDE? 
(How?) COMO? 
(How Much?) QUANTO?


O nome da ferramenta vem das iniciais das palavras em inglês, conforme pode ser visto acima.


Com estas 7 questões respondidas, muitas das dúvidas que temos, em atividades do dia a dia, simplesmente desaparecem.


Vejamos um exemplo prático: vamos definir o que uma professora do 1º grau precisa fazer como planejamento escolar:
O QUE? ( what? ) Planejamento escolar: Ato ou efeito de planejar as atividades escolares. Trabalho de preparação para atingir objetivos educacionais mensuráveis nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, segundo roteiros e métodos que estejam de acordo com o perfil da população alvo e com as modernas técnicas de ensino. Elaboração por etapas, com bases técnico-pedagógicas, de planos, ações e programas com objetivos definidos de desenvolvimento, em seu mais amplo espectro, da pessoa humana.


QUEM? ( who? ) Para toda pessoa ou instituição escolar que queira ou de quem seja exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos de desenvolvimento do ser humano.


POR QUE? ( why? ) Para que se tenha garantia do atingimento dos objetivos principais (desenvolvimento do ser humano). Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas tem que focar e estar coerente com os objetivos traçados inicialmente. O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos de desenvolvimento do ser humano. O planejamento escolar ajuda a eliminar soluções impensadas, momentâneas ou pouco aderentes aos objetivos maiores desse planejamento.


QUANDO? ( when? ) O planejamento deve ser feito a cada período de atividades: semestral, anual, trimestral, conforme o caso, ou ainda quando surgirem novos desafios ou novas situações. O planejamento não é imutável, pelo contrário, sempre que houver mudanças que justifiquem, o planejamento deve ser revisto para que os objetivos do planejamento sejam atingidos, pois a prioridade é alcançar o objetivo, não a manutenção do planejamento.


ONDE? ( where? )  Em todas e quaisquer atividades escolares que exijam ação coordenada, esforços múltiplos entre um número grande de pessoas, dando consistência entre o discurso e a ação, por exemplo: todo corpo técnico-administrativo de uma instituição de ensino deve conhecer e praticar coerentemente todos os objetivos de desenvolvimento do ser humano da instituição e casar suas atividades interpessoais com a comunidade dentro dos parâmetros a que se propõem a instituição, sob o risco de pregar uma coisa e fazer outra.


COMO? ( how? )  Iniciando o planejamento escolar, corrigindo rumos, aprendendo com a experiência própria e de outros, lendo outros planejamentos, livros, trabalhos, experimentando.


QUANTO? ( how mutch? )  O custo do planejamento escolar depende do que se está planejando: um treinamento, um planejamento anual de uma escola, etc. O que se sabe é que o custo do não planejamento é muito maior do que o custo do planejamento, pois quem não sabe para onde vai, qualquer lugar é ponto de chegada, a qualquer custo!


Note que a ferramenta serviu para clarear e sistematizar o conhecimento e as suas idéias.

Esta é uma das muitas aplicações possíveis para o 5W+2H.
Quando você estiver em dúvida do que fazer ou como fazer, o que quer que seja, utilize-o.
 
fonte Internet
autor: David Vieira

0 comentários:

Blog de amigos

Contato - uma cópia será enviado em seu email

FALE COMIGO

Seu Nome
Seu Blog
Seu eMail
Assunto
Mensagem
Imagem de Validação
captcha
Por favor informe o texto da imagem ao lado:
[ Trocar Imagem ] [ O que é isto? ]

Powered byEMF HTML Forms