Profissionais de TI podem facilmente envolver-se em atividades cotidianas operacionais e, com isso, perder importantes habilidades de gerenciamento, muitas vezes fundamentais para suas carreiras. Tanto faz se se trata de um profissional veterano ou iniciante, as sugestões a seguir podem ajudar todos a tornarem-se grandes gerentes de TI:
1) Perca tempo (e dinheiro) desenvolvendo sua equipe
TI é um setor em constante mudança e muitos profissionais de TI gostam de aprender sobre novas tecnologias. Mais que um prazer, aprender é uma necessidade para que o trabalho seja feito da melhor maneira possível. Os gerentes de TI, devem prever verbas para treinamento e desenvolvimento e, além disso, estimular sua equipe a participar de eventos desta natureza sempre que possível.
Se o orçamento é curto, ele deve explorar apresentações livres e workshops, realizar treinamentos internos e ser criativo com o dinheiro que tiver disponível. É sempre bom lembrar-se de exercícios de treinamento entre diferentes funções dentro da equipe. Mesmo em grandes organizações de TI, existem trabalhos feitos rotineiramente por apenas uma pessoa e é importante garantir que outros membros da equipe conheçam aquela rotina.
Se o orçamento é curto, ele deve explorar apresentações livres e workshops, realizar treinamentos internos e ser criativo com o dinheiro que tiver disponível. É sempre bom lembrar-se de exercícios de treinamento entre diferentes funções dentro da equipe. Mesmo em grandes organizações de TI, existem trabalhos feitos rotineiramente por apenas uma pessoa e é importante garantir que outros membros da equipe conheçam aquela rotina.
2) Saiba realmente o que sua equipe faz
mesmo sem a necessidade de ser um mestre em todas as funções da equipe, o gerente de TI deve entender sobre a rotina de todas elas. Para isso é importante familiarizar-se com as responsabilidades de cada membro da equipe, pedindo a eles que expliquem e demonstrem as tarefas mais importantes. Entender o trabalho de cada um aumenta o respeito da equipe pelo gerente e lhe dá mais credibilidade em momentos de crise.
3) Não trabalhe por sua equipe
quando o gerente sai da esfera operacional para a gerencial, ele tende a querer resolver as coisas da maneira mais rápida, o que muitas vezes significa ‘fazer ele mesmo’. Mesmo que seu conhecimento e seu nível técnico sejam maiores que o do restante da equipe, a função do gerente é ajudá-la a aprender e crescer. Existe uma fronteira quase invisível entre ensinar e fazer, e o bom gerente conhece bem a diferença.
Óbvio que nos momentos iniciais de treinamento da equipe, o gerente estará mais envolvido em trabalhos operacionais, mas ele tem que saber delegar e usar as estratégias corretas para passar o trabalho para sua equipe.
Óbvio que nos momentos iniciais de treinamento da equipe, o gerente estará mais envolvido em trabalhos operacionais, mas ele tem que saber delegar e usar as estratégias corretas para passar o trabalho para sua equipe.
4) Conheça o negócio e esteja certo de que o negócio o conhece
é quase um clichê, mas todos os gerentes de TI devem conhecer o negócio que suportam e utilizar este conhecimento para construir serviços e infra-estrutura que ajudem a conquista de metas. Ao mesmo tempo, ele deve divulgar seus relatórios, mostrar como a TI participa dos objetivos de negócios e garantir que seus pares de negócios entendam o que a tecnologia faz por eles. Para isso, ele pode utilizar relatórios anuais, comunicados regulares e atualizar as áreas de negócios sobre os projetos em andamento.
5) Trate a comunicação como uma via expressa de duas mãos e sempre cheia
é sempre bom lembrar que a informação não é uma commodity. Ela precisa fluir livremente e facilmente entre as esferas gerenciais e operacionais. Se o gerente acredita que não está passando informações importantes para sua equipe, ele deve considerar novas formas de incrementar o processo. Um exemplo: não guardar informações, a menos que sejam confidenciais. O que parece irrelevante para uns pode ser importante para outros.
6) Encoraje todos a trabalhar como um time
o problema é sempre maior que a soma de suas partes. Encorajar a colaboração e o trabalho em equipe ajuda e remover o isolamento, bastante comum em organizações técnicas.
Equipes que compartilham funções são importantes, porque mudanças em uma área podem ter impactos significativos em outras.
Por isso é importante criar um ambiente onde os profissionais sintam-se confortáveis em pedir e dar assistência uns aos outros. As frustrações geralmente ocorrem quando um membro da equipe sabe algo que os outros perdem horas de trabalho para resolver. Além disso, o trabalho em equipe é um ótimo veículo de comunicação.
Equipes que compartilham funções são importantes, porque mudanças em uma área podem ter impactos significativos em outras.
Por isso é importante criar um ambiente onde os profissionais sintam-se confortáveis em pedir e dar assistência uns aos outros. As frustrações geralmente ocorrem quando um membro da equipe sabe algo que os outros perdem horas de trabalho para resolver. Além disso, o trabalho em equipe é um ótimo veículo de comunicação.
7) Dê feedbacks regularmente e deixe que a equipe saiba exatamente o que você quer
alguns trabalhos em TI fazem com que as pessoas sintam-se como ilhas: elas trabalham em projetos de forma independente e não interagem com seu gerente ou colegas com regularidade. Por isso é importante que o gerente esteja certo de que sua equipe sabe o que está fazendo bem e o que precisa ser melhorado. Isso pode ser feito em conversas casuais, avaliações formais de desempenho ou eventos internos.
Se algum membro da equipe não atinge as expectativas, o gerente deve garantir que este profissional saiba o que se espera dele. Alguns membros da equipe podem não perceber que a tarefa recebida na semana anterior era um item prioritário para um determinado projeto, por isso o gerente tem que ser claro e direto quando distribui tarefas. E quando elas são concluídas, ele deve deixar claro para a equipe o quanto aquele trabalho foi bem feito.
Se algum membro da equipe não atinge as expectativas, o gerente deve garantir que este profissional saiba o que se espera dele. Alguns membros da equipe podem não perceber que a tarefa recebida na semana anterior era um item prioritário para um determinado projeto, por isso o gerente tem que ser claro e direto quando distribui tarefas. E quando elas são concluídas, ele deve deixar claro para a equipe o quanto aquele trabalho foi bem feito.
8) Contrate bem
o gerente que nunca fez uma contratação em sua carreira deve pedir auxílio e fazer sua lição de casa. Contratar mal pode ser mais custoso do que não contratar. É bom lembrar que habilidades técnicas são apenas uma parte do quebra-cabeças. Mais que isso, o gerente deve saber se o novo profissional vai se integrar bem à equipe. Falando na equipe, sempre que possível é bom envolvê-la no processo de contratação.
9) Entenda as melhores práticas de TI, de fato
o bom gerente deve aprender e entender as melhores práticas aplicadas ao seu departamento e saber medir a si mesmo e sua equipe de acordo com estes parâmetros. Mas isso deve ser feito com cuidado: depois de entender realmente as idéias e sua aplicação, o gerente deve planejar e implementar apenas as mudanças apropriadas.
10) Seja um bom gerente de projetos
Muitos projetos de TI não falham porque o projeto em si é ruim, mas porque não são bem gerenciados. O gerente que não teve treinamento formal em gerenciamento deve procurar e investir em um bom programa.
Autor: A. K. Mirando
Adaptação: David Vieira
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