Livros

  • A Busca | Maria App. TOBIAS
  • A revolução das MÍDIAS SOCIAIS | André Telles
  • As Cartas de Cristo
  • O homem mais rico da Babilônia | George S. Clason
  • O monge e o executivo | James C. Hunter
  • Os quatro elementos do sucesso | Laurie Beth Jones
  • Os segredos da mente milionária | T. Harv Eker
  • Qual é a tua Obra? | Mario S. Cortella
  • Uma vida com propósito | Rick Warren

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fascinação pelo mesmo e arrogância

Fascinação pelo mesmo e arrogância:
duas armadilhas de altíssimo
risco para a liderança

Assumir a postura de liderança é, antes de mais nada, uma escolha. Mas ela exige uma estupenda capacidade: a de se ter humildade. Isto é, saber que não se sabe tudo, saber que não se sabe todas as coisas e, especialmente, saber que não se é o único a saber.

Se há uma coisa atrapalha qualquer processo de liderança é líder ou liderado supor-se já sabedor, conhecedor e iluminado. Afinal de contas, há um antagoismo entre líder e arrogância. Conhece gerente arrogante? Como afirmamos e vale trazer novamente: gente arrogante é gente que acha que já sabe, que acha que já conhece, que acha que não precisa mais aprender. Aliás, gente arrogante tem uma característica muito peculiar: é cheia de certezas. Cuidado com gente cheia de certezas. São pessoas incapazes de crescer. Porque o crescimento na história da humanidade se dá quando a gente tem dúvida. Quando a gente só tem certezas, o máximo que faz é ficar o tempo todo dentro do mesmo (a mesma praça, as mesmas flores, o mesmo banco, pó mesmo jardim)...

Quem deseja desenvolver cada vez mais a atividade de liderança, deve se acautelar do duas coisas: 

1) A armadilha do “mesmo” - O mesmo o tempo todo do mesmo jeito. Há uma comunidade no Orkut que tem o espetacular título: “Eu tenho medo do mesmo”. Sabe de onde veio a inspiração? Daquela inscrição que fica na porta de alguns elevadores: “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado no andar”. Porque “o mesmo” é uma coisa apavorante. Se você não tem medo do “mesmo”, é melhor começar a ter. Você, gestor de pessoas, negócios e processos, tenha muito medo do mesmo. Mais do mesmo o tempo todo. Tem gente que não consegue avançar em direção ao futuro e acaba ficando com um grande passado pela frente. É aquela pessoa que só quer mais do mesmo. E ainda cai numa outra armadilha. Ela se agarra ao passado e torna-se repetitiva.

Das coisas que vem do passado é preciso saber separar duas situações: nem tudo que vem do passado é para ser descartado, há aquilo que vem do passado e precisa ser guardado, protegido, levado adiante. O que a gente chama de tradição. Aquilo que vem do passado e precisa ser jogado fora, descartado, deixado de lado, a gente chama de arcaico. Quando se fala em futuro, não se fala obviamente na necessidade de descartar tudo o que já veio – isso seria uma tolice -, mas sim de trazer para o futuro aquilo que é tradicional e deixar no passado aquilo que é arcaico. O arrogante tem uma fascinação pelo mesmo. Cautela: porque, dentro da arrogância, há uma outra síndrome. 

2) “Síndrome do General Sedgwick” – Além da síndrome do mesmo, aquele que deseja liderar de forma mais plena não pode ser prisioneiro daquilo que eu chamo de “Síndrome do General Sedgwick”. Na guerra civil norte-americana, o General Sedgwick morreu em 9 de maio de 1864 com um tiro no olho esquerdo, enquanto observava as tropas inimigas ao longe: - Atenção, nem sempre chefe é líder. Muitas vezes líder é chefe, mas o contrário não é automático. Nem sempre chefe é líder. Há alguns chefes que são líderes, lembrando que liderança tem a ver com capacidade de inspirar, enquanto que chefia é uma estrutura hierárquica. A última frase que disse, em meio à Batalha de Spotsylvania, foi “Imagine, eles não acertariam nenhum elefante desta dist...”

Cuidado, porque um líder não pode supor que é invulnerável. Um líder não pode supor que já está blindado. Porque a síndrome do General Sedgwick leva-nos ao descuido. Isso vale para empresa, vale para o departamento, para o grupo, vale para a pessoa. Se me considero invulnerável, eu perco a cautela. E acabo achando: “Imagine, eles não acertariam nem um elefante desta dist...” E, no ambiente empresarial, existem algumas sentenças equivalentes: “Nunca eles vão nos alcançar, somos o primeiro nesse quesito”. “Imagine, temos anos e anos de prática nessa área. Nunca vão nos tirar a dominação do setor.”

Essa é uma questão importante. Por isso tudo, a liderança exige a capacidade de humildade.

E aqui cabe a importante distinção: ser humilde é diferente de ser subserviente. Uma pessoa subserviente é aquela que dobra a qualquer coisa. Uma pessoa humilde sabe que dela não é o único modo de ser, com um único modo de pensar. Aliás, a pessoa que tem humildade usa o outro como fonte de renovação. De maneira geral, o arrogante acha que ele se basta. Escrevi isso mais densamente no livro Não nascemos prontos! (Vozes). Cai numa armadilha perigosa: em vez de deixar o outro satisfeito, ele fica satisfeito consigo mesmo. Cuidado com a autosatisfação. A satisfação paralisa, a satisfação entorpece, a satisfação adormece.  Um filme bom é um filme insatisfatório. Um livro bom é um livro insatisfatório. Na hora em que você termina de ler, fica olhando para aquelas páginas, querendo que continuassem.

Ora, porque marcamos jantares em nossa casa às 9h da noite e servimos a comida só às 11 horas? Porque se as pessoas chegarem e comerem, elas ficarão satisfeitas, se entorpecerão e a festa acabará. E é gostosa a convivência animada e prolongada pela espera, enquanto servimos o aperitivo, em meio às conversas e risadas.

Cautela de novo: há gente muito satisfeita consigo mesma, porque julga deter o modo bom de ser. E acha que isso é liderar. Ele não consegue olhar a outra pessoa como fonte de renovação. Cuidado com gente cheia de certeza. Gente cheia de certeza fica muito satisfeita consigo mesma e só fica fazendo mais do mesmo o tempo todo.

Guimarães Rosa, o grande escritor mineiro, dizia: “O animal satisfeito dorme”. As mulheres sabem o que é isso...

Fonte 
Livro:  Qual a tua Obra?
Autor: Mario Sergio Cortella

0 comentários:

Blog de amigos

Contato - uma cópia será enviado em seu email

FALE COMIGO

Seu Nome
Seu Blog
Seu eMail
Assunto
Mensagem
Imagem de Validação
captcha
Por favor informe o texto da imagem ao lado:
[ Trocar Imagem ] [ O que é isto? ]

Powered byEMF HTML Forms