Prestar um excelente atendimento ao cliente, é colocar em prática regras simples, mas capazes de construir relacionamentos sadios e duradouros.
Vejamos a seguir algumas regras fáceis de serem executadas.
Vejamos a seguir algumas regras fáceis de serem executadas.
1) O ponto de partida para o excelente atendimento é ter sempre em mente que sem o cliente o negócio não tem porque existir. Portanto o cliente é a principal razão de existir de uma empresa. Trate seu cliente como se ele foi o único.


3) Todos os clientes internos devem gostar de gente e ser especialistas em relacionamentos interpessoais, demonstrando alto nível de equilíbrio ao lidar com pessoas. Os especialistas em gente sabem ouvir, são educados, flexíveis, compreensivos, fazem bom uso da empatia e conquistam a simpatia dos clientes. É importante não usar de linguagem técnica quando lidamos com pessoas não técnicas.
4) É fundamental um ambiente de harmonia na empresa para que todos trabalhem satisfeitos, motivados, entusiasmados, de modo a transmitir essa satisfação aos clientes externos. Portanto, a comunicação interna deve ser sadia, fluindo em todos os sentidos. Ao invés de só subir informações e descer ordens, deve predominar a troca de informações entre líderes e liderados para que as decisões sejam tomadas com maior índice de acerto, com reflexos positivos para os clientes.



8) Os problemas dos atendentes não serão resolvidos se forem transferidos para os clientes em forma de mau humor. Portanto, ao chegar ao local de trabalho, deve-se agir com profissionalismo, apesar das dificuldades para separar a vida pessoal da profissional. Convém lembrar que viver bem não significa ausência de problemas, mas saber administrá-los, porque eles fazem parte da vida de todas as pessoas.
9) Nunca prejulgar o cliente pela aparência, pois isso tem sido motivo constante da perda de grandes negócios. A obrigação de quem atende é tratar todos os clientes com educação, cortesia, respeito, demonstrando o máximo de atenção e interesse, independentemente de como estejam apresentados.

11) Lembrar sempre que concorrente não é inimigo, apenas faz com que se busquem alternativas para diferenciar-se no mercado. Então não gaste energia vital falando mal dele, pois o efeito é contrário, ativando-o na mente do cliente. Em vez disso, empenhe-se em falar dos pontos fortes de sua empresa, produtos e serviços, que transmite energia positiva e conquista a preferência dos clientes.

Com certeza, tudo isso ficará gravado na mente do cliente, o qual fará questão de compartilhar do sucesso da empresa, garantindo a sua perenidade.
Fonte
David Vieira
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