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quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fazer a diferença

Fazer a diferença para quem presta serviços pode ser a unica saida para produtos que são comuns a todos os fornecedores.

 Um exemplo fácil e prático disto é a famosa alocação de recursos ou como falamos no meio, o "Body Shop". Este é um modelo de venda simples onde o fornecedor precisa ter os recursos solicitados pelo cliente, mas todo ônus de gerenciamento destes recursos é do cliente que promoverá a distribuição das atividades. O que este cliente espera além disso?  

Cada cliente tem sua caracteristica e tem sua necessidade expecífica, mas todos precisam de ajuda no gerenciamento destes recursos, principalmente quando estes serão usados em projetos de rollout, que geralmente tem uma data de começo e fim. 

Imagine um fornecedor que além do recurso com preço competitivo, também oferte o gerenciamento básico destes recursos, não na atividade do projeto, mas na sua disponibilidade. 

O fornecedor poderá antecipar problemas como faltas, atrazos, etc.. e poderá tomar ações rápidas, inclusive surpreendendo o cliente ligando pra ele antes que ele detecte a ausencia do recurso. 

Você acha que este cliente irá brigar ou irá elogiar a proatividade?

Claro que só antecipar não é muito, o ideal é fazer tudo isso já com a informação da chegada do recurso que substituirá ao que faltou. E se isso não esta previsto no contrato, pelo menos com a informação de quando este recurso que faltou estará disponivel novamente.

É bom lembrar que cada caso é um caso. 

Podemos afirmar que o cliente espera um diferencial além do serviço contratado e não querem pagar a mais por isso. 

Este é um diferencial que poucas empresas que vendem "Body Shop" se atrevem a fazer, porque por mais simples que seja, tem custo, pois muitas atividades acontecem fora do horário comercial e precisam de pessoas pra esta gestão... Mas se olhamos pro resultado, é inevitavel que este diferencial será revertido em mais contratos e volume o que no fim acaba se justificando economicamente, mas, começa como investimento. 

Com este exemplo imagino o que nossos clientes esperam de nossos serviços.

O que podemos fazer por nossos clientes?

Como aumentar a qualidade sem aumentar o custo final? 

Existem inumeras atividades que já são praticadas hoje no mercado que nasceram da simples observação daquilo que nossos clientes esperam de nós. 

Nunca a analise, o planejamento, a execução e verificação dos resultados foi tão usado como ferramenta de vendas, pois até então usavamos apenas ou mais facilmente como ferramenta de melhoria continua em processos operacionais, o famoso PDCA. 

O diferencial de hoje uma vez implementado, precisa ser melhorado, afinal, seremos copiados tão rápido quanto os filmes piratas entram no mercado antes de sairem no cimena. A novidade de hoje será o comodite de amanhã, porque os clientes passarão a exigir de seus fornecedores. 

Para melhorar o processo é simples, mas precisa de três coisas básicas: 

1º) Disposição dos empresários e de seu corpo diretivo e gerencial a mudanças; 
2º) Ousadia, colocar-se no lugar do cliente identificando o que precisam;
3º) Processos, melhorar os processos internos sem aumentar os custos operacionais. 

Claro que muitos outros pontos são importantes, mas toda empresa que tem em seus membros, o espirito empreendedor, fica menos dificil buscar e identificar os diferenciais e com isso se destacar nos serviços. 

O custo beneficio em se destacar na prestação de serviços será recompensado na geração de novos negócios seja no mesmo produto, seja na venda de outros produtos onde a competencia no gerenciamento será na totalidade de responsabilidade do fornecedor.

By David Vieira

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