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sábado, 3 de julho de 2010

Informação X Ação

O conhecimento precede o agir, mas a ação necessária que muda o mundo tem que se basear no conhecimento, para que as mudanças ocorram com a efetividade desejada.
Ao longo da vida notamos que algumas pessoas têm certa dificuldade na realização de tarefas complicadas e na resolução de problemas complexos, principalmente quando envolve várias pessoas e processos.
Isto vem nos intrigando durante alguns anos até que veio à mente, como num sonho, a falsa dicotomia entre informação e ação. 

Nessa hora, como se de repente viesse luz, ficou claro que as pessoas, todas elas, trabalham sempre com informação e ação. O que varia é o grau com que cada um trabalha com esses dois elementos básicos. 


Veja uma explicação no gráfico abaixo, para uma pessoa que trabalha na área comercial.
Neste gráfico podemos identificar, a título de traçar perfis, 4 tipos de trabalhadores da área comercial:

 O Vendedor Tem pouca informação e tem pouca ação.   Ele vende algo que todos podem vender.   Ele é o vendedor que tenta empurrar a quem lhe aparece à frente o que ele tem para vender.    O seu foco é vender o que ele tem.

 O Trabalhador Trabalha bastante e pesado. Este é o quadrante da maioria dos profissionais, eles colocam toda a sua ação, todos os seus esforços e tempo para a consecução do seu trabalho. Eles têm pouca informação, o que eles vendem é o que eles fazem. O seu foco é o processo que ele faz.

O Professor É o especialista. Ele tem o domínio da informação e é essa informação que ele vende. O foco de sua venda é a informação especializada, o conhecimento. Um professor de marketing pode elaborar um excelente plano de marketing, mas pode ter dificuldades em implantá-lo.

O Marketeiro Ele tem, além da informação e conhecimento, habilidades para aplicar praticamente essas informações e conhecimentos de maneira útil para solucionar os problemas do seu cliente e, na seqüência, o de sua empresa. O foco da sua venda é a solução para o seu cliente.

Você, quando tem um problema, como a grande maioria dos clientes busca soluções, e não meramente objetos, processos ou conhecimento. Você também pode ser o " marketeiro " da sua empresa, ajudando efetivamente seu cliente a obter as soluções que ele busca e que sua empresa, não por acaso, produz.







Fonte Internet

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