Livros

  • A Busca | Maria App. TOBIAS
  • A revolução das MÍDIAS SOCIAIS | André Telles
  • As Cartas de Cristo
  • O homem mais rico da Babilônia | George S. Clason
  • O monge e o executivo | James C. Hunter
  • Os quatro elementos do sucesso | Laurie Beth Jones
  • Os segredos da mente milionária | T. Harv Eker
  • Qual é a tua Obra? | Mario S. Cortella
  • Uma vida com propósito | Rick Warren

sábado, 17 de julho de 2010

LinkedIn: busca por empregos em redes sociais



Max Gehringer 
Vou responder a vários ouvintes que me escreveram perguntando sobre o LinkedIn.

A dúvida de todos eles é se esse sistema de recomendações funciona na hora de conseguir um emprego.

A resposta é, eventualamente sim!

O LinkedIn para quem não esta familiarizado é uma rede de contatos é como o Orkut com a diferença de que o Orkut tem fins sociais e o LinkedIn foi criado para fins profissionais. É possivel ingressar no LinkedIn, cadastrando-se no site ou aceitando o convite de alguem que já faz parte da rede.

Ao se cadastrar o novo membro monta um perfil que é como um mini currículo, onde estudou, onde trabalhou e o que esta fazendo no momento.

Em seguida vem uma sequencia de recomendações de outros membros, elas correspondem a uma lista de contatos do currículo, são os nomes, emails, telefones de pessoas que podem dar referências, caso o futuro empregador precise delas. A diferença é que no LinkedIn essas pessoas escrevem alguma coisa, por exemplo: Estudei com fulano e ele é um gênio.

A primeira pergunta que os ouvintes me fazem é se as empresas leem essas recomendações: Sim, algumas leem! 
Se o recrutador estiver cadastrado no LinkedIn, é muito provável que ele faça a consulta.

A segunda pergunta é se essas recomendações realmente impressionão? Ai vem o que eu disse no começo: Eventualmente, sim!

Há casos de profissionais cujas as páginas no LinkedIn, mostrão dezenas de recomendações e há casos de alguns com apenas 3 ou 4. O número tem pouca importância, o que importa é o conteúdo da recomendação e o peso de quem a fez.

O conteúdo esta nos detalhes que demonstrão que quem esta fazendo a recomendação, conhece muito bem o recomendado. 
Por exemplo: trabalhei com fulano durante 5 anos.

já o peso não esta no nome de quem recomenda mas no título, se uma recomendação vem assinada pelo diretor de uma empresa grande e bem conhecida, isso vai pesar muito.

O que não impressiona é o que chamamos de "trocar figurinhas", isso ocorre quando duas pessoas travam o primeiro contato da vida através do LinkedIn e ai uma sugere a outra:
Você fala bem de mim e eu falo bem de você.
 
O recrutador detectaria essa troca de amabilidades em um segundo.

Em resumo: A finalidade do LinkedIn, não é mostrar quem tem mais conexões, é mostrar quem tem as melhores conexões.

0 comentários:

Blog de amigos

Contato - uma cópia será enviado em seu email

FALE COMIGO

Seu Nome
Seu Blog
Seu eMail
Assunto
Mensagem
Imagem de Validação
captcha
Por favor informe o texto da imagem ao lado:
[ Trocar Imagem ] [ O que é isto? ]

Powered byEMF HTML Forms