Livros

  • A Busca | Maria App. TOBIAS
  • A revolução das MÍDIAS SOCIAIS | André Telles
  • As Cartas de Cristo
  • O homem mais rico da Babilônia | George S. Clason
  • O monge e o executivo | James C. Hunter
  • Os quatro elementos do sucesso | Laurie Beth Jones
  • Os segredos da mente milionária | T. Harv Eker
  • Qual é a tua Obra? | Mario S. Cortella
  • Uma vida com propósito | Rick Warren

sábado, 9 de julho de 2011

ÉTICA EMPRESARIAL

Ética empresarial


A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. Para Moreira [1], a ética empresarial é "o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)."

A ética profissional e conseqüentemente das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas,tanto das pequenas quanto das grandes empresas. [2]

As organizações estão percebendo a necessidade de utilizar a ética, para que o "público" tenha uma melhor imagem do seu "slogan", que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes.

Desse modo, é relevante ter consciência de que toda a sociedade vai se beneficiar através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo… Se a empresa agir dentro dos padrões éticos, ela só tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compõem. [3]

Observações importantes

Quando a empresa tira vantagem de clientes, anunciando produtos que não cumprem sua função ou seu custo-benefício não compensa, por exemplo, de início ela pode ter um lucro em curto prazo, mas a confiança será perdida, forçando o cliente a consumir produtos da concorrência. Além disso, recuperar a imagem da empresa não vai ser fácil como da primeira vez;

A ética do lucro

O lucro é a parte sensível de uma organização, por isso exige cuidado no momento do planejamento para sua obtenção. Isto significa que ser antiético, enganando seus clientes, não é uma boa conduta para a empresa que almeja se desenvolver e crescer perante à concorrência.

Assim, pode-se deduzir que a obtenção do lucro é um dos fatores advindos da satisfação dos clientes, pois é objetivo do negócio, que a empresa desenvolve para cumprir suas metas, tendo como retorno o resultado dos serviços prestados. [3] !

Valores éticos

São um conjunto de ações éticas que auxiliam gerentes e funcionários a tomar decisões de acordo com os princípios da organização. Quando bem implementado, os valores éticos tendem a especificar a maneira como a empresa administrará os negócios e consolidar relações com fornecedores, clientes e outras pessoas envolvidas. [4]

Código de ética

É um instrumento criado para orientar o desempenho de empresas em suas ações e na interação com seu diversificado público. Para a concretização deste relacionamento, é necessário que a empresa desenvolva o conteúdo do seu código de ética com clareza e objetividade, facilitando a compreensão dos seus funcionários.

Se cada empresa elaborasse seu próprio código, especificando sua estrutura organizacional, a atuação dos seus profissionais e colaboradores poderia orientar-se através do mesmo. O sucesso da empresa depende das pessoas que a compõe, pois são elas que transformam os objetivos, metas, projetos e até mesmo a ética em realidade. Por isso é importante o comprometimento do indivíduo com o código de ética. [5]

Algumas empresas que criaram seu próprio código de ética

Petrobras [6]
Abrasel - Associação Brasileira de Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Afins [7]
CASSI - Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.[8]
SABESP - Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
CEF - Caixa Econômica Federal [9]
ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Referências

[1]MOREIRA, Joaquim Magalhães. A ética empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1999.
[2]MATOS, Francisco Gomes. Ética empresarial e responsabilidade social. Disponível em: http://www.ceris.org.br/rse/eticaempr.asp Acesso em: 22 out 2005
[3]OUVIRES, Orlando. Ética Empresarial. Disponível em: http://www.unimep.br/fd/ppgd/cadernosdedireitov11/14_Artigo.html Acesso em: 22 out 200
[4]ÉTICA: identifique e articule valores claros. Disponível em: http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3643&Alias=ethos&Lang=pt-BR Acesso em: 10 nov 2005.
[5]MONTANI, Silvana. Ética Empresarial, um código de sobrevivência. Disponível em: http://www.itcon.com.br/noticia3.html Acesso em: 10 nov 2005.
[6]Código de ética Petrobras. Disponível em: http://www2.petrobras.com.br/portal/frame.asp?pagina=/Petrobras/portugues/visao/vis_codigos_index.htm Acesso em: 10 nov 2005
[7]ABRASEL. Disponível em: http://www.interlins.com.br/abrasel-am/codigo.htm Acesso em: 12 nov 2005
[8]CASSI. Disponível em: http://www.cassi.com.br/templateInt.asp?page=institucional/instituicao.asp&id=3&grupo=1 Acesso em: 05 mai 2009
[9]Código de Ética da Caixa: http://www.caixa.gov.br/acaixa/codigo_etica.asp

0 comentários:

Blog de amigos

Contato - uma cópia será enviado em seu email

FALE COMIGO

Seu Nome
Seu Blog
Seu eMail
Assunto
Mensagem
Imagem de Validação
captcha
Por favor informe o texto da imagem ao lado:
[ Trocar Imagem ] [ O que é isto? ]

Powered byEMF HTML Forms