Livros

  • A Busca | Maria App. TOBIAS
  • A revolução das MÍDIAS SOCIAIS | André Telles
  • As Cartas de Cristo
  • O homem mais rico da Babilônia | George S. Clason
  • O monge e o executivo | James C. Hunter
  • Os quatro elementos do sucesso | Laurie Beth Jones
  • Os segredos da mente milionária | T. Harv Eker
  • Qual é a tua Obra? | Mario S. Cortella
  • Uma vida com propósito | Rick Warren

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O marketing pessoal e a progressão da carreira

Max Gehringer 

 Hoje vamos falar um pouco de marketing pessoal. Muita gente não aprecia essa expressão. Talvez porque ela passe uma impressão de ser meio pedante ou talvez porque ela parece coisa de quem já atingiu altos cargos e não de quem esta nos patamares mais baixos do organograma.

Então para simplificar vamos usar uma palavra mais simples: Imagem.

A velocidade com que uma carreira irá progredir dependerá de três fatores: 
  1. O conhecimento técnico,
  2. Os resultados práticos, e
  3. A imagem.
Os dois primeiros fatores são mais fáceis de assimilar porque podem ser transformados em fatos ou em números, já a imagem é basicamente a maneira como somos percebidos pelas pessoas que trabalham conosco. É importante ter em mente que a nossa imagem profissional não é a maneira como nós mesmos nos enxergamos a nossa imagem seja ela verdadeira ou não é aquela expressa pela opinião que a maioria das pessoas tem a nosso respeito. E essa opinião geralmente é traduzida em poucas palavras as vezes em uma só palavra, se essa palavra for positiva, ótimo, se ela for negativa, pode ser o maior empecilho para o desenvolvimento da carreira. alguém que seja percebido como antipático ou falso, ou individualista ou pouco afeito ao trabalho, terá sérios problemas para conseguir uma promoção ou mesmo para manter o emprego. 

Eu já perdi a conta do número de mensagens de ouvintes que me escreveram e começaram descrevendo o suas inúmeras qualidades pessoais para em seguida reclamar que suas carreiras estavam empacadas. O que esta me faltando perguntavam esses ouvintes e a resposta é Imagem.

A maneira como eles se vêem não é a maneira como eles são vistos, isso não quer dizer que alguém deva  fingir ser o que não é, significa saber demonstrar ser o que realmente é, mas conseguindo simpatia e respeito pelo que é.

A imagem profissional esta no modo de alguém se comunicar, na atenção que é dado aos colegas, no relacionamento com a chefia e na maneira eficiente de apregoar os bons resultados conseguidos sem parecer que esta menos prezando os demais.  Os primeiros 2 ou 3 degraus da carreira são conseguidos com conhecimento técnico e resultados dai em diante os resultados continuam pesando mas a imagem assume uma importância cada vez maior, parece uma arte, mas é mesmo, a arte de saber se destacar.



MEUS COMENTÁRIOS

Para complementar esse texto leia sobre a Janela de Johari, é uma leitura bastante interessante para aqueles que pensam aprimorar a forma de comunicação pessoal e entre grupos.

Janela de Johari é uma ferramenta conceitual, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.

Existem muitos textos na Internet.  Boa leitura!

0 comentários:

Blog de amigos

Contato - uma cópia será enviado em seu email

FALE COMIGO

Seu Nome
Seu Blog
Seu eMail
Assunto
Mensagem
Imagem de Validação
captcha
Por favor informe o texto da imagem ao lado:
[ Trocar Imagem ] [ O que é isto? ]

Powered byEMF HTML Forms